Lançado em Oeiras, programa Sertão Irrigado distribui kits de irrigação para oito municípios

A Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR) lançou nesta sexta-feira, 10, em Oeiras, o programa Sertão Irrigado, que vai distribuir kits de irrigação a produtores rurais de oito municípios piauienses. O evento de lançamento do programa aconteceu no Cine Teatro e reuniu prefeitos, secretários municipais de Agricultura e representantes de entidades ligadas ao meio rural.

O coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, diz que o objetivo do programa é chegar a 40 municípios. “Depois de muito esforço, de muita luta, estamos dando um pontapé modesto. Reunimos representantes e prefeitos de oito municípios aqui em derredor, mas nossa meta é chegar a 40 prefeitos, só na região semiárida. No ano passado, chegamos a visitar 26 municípios e agora vamos intensificar esse trabalho, fazendo as capacitações locais”, planeja o coordenador da COFIR.

“A parceria que estamos solicitando dos municípios é que cada um disponibilize um técnico agrícola com uma infraestrutura mínima das secretarias municipais de Agricultura, utilizada para o transporte desses técnicos, para que eles sejam capacitados por nós. Depois eles vão chegar aos municípios fazendo a seleção dos produtores rurais interessados em fazer agricultura irrigada através dos kits. Vamos mudar essa cultura de fazer agricultura apenas dependendo de chuva. É preciso ensinar essas pessoas a domar a terra e a água através da tecnologia, fazendo agricultura irrigada”, defende B.Sá.

Incentivo à agricultura irrigada começou em Oeiras

O diretor de irrigação do COFIR, Jonas Alves, afirma que o programa vai estimular, acompanhar e orientar a agricultura irrigada em todo o Piauí. “Temos a felicidade de dizer que estas ações de incentivo à irrigação começaram em Oeiras e são, sobretudo, espelhadas no bom trabalho e nos ótimos resultados que têm aparecido aqui”, pontua Jonas Alves.

“Estamos disseminando este trabalho para o Estado e Oeiras será contemplada com este programa. Estamos, inclusive, começando a distribuição dos sistemas de irrigação aqui no município pelo compromisso e organização que tem a gestão com a agricultura, que é o principal setor econômico de Oeiras e de quase todos os municípios do Piauí”, completa o diretor de irrigação.

Jonas Alves explica que o programa é executado em três modalidades de irrigação – mini aspersão, micro aspersão e gotejamento. “Acompanhamos, fazemos um diagnóstico da família e de acordo com isso é que os técnicos, observando a vocação familiar, determinam qual tipo de kit será entregue. Este é um bom incentivo para o agricultor familiar que quer desenvolver a prática da agricultura irrigada”, ilustra.

Além de Oeiras, participam do programa: Barra D’Alcântara, Santo Inácio do PI, Campinas, Colônia do PI, Isaías Coelho e Floresta do PI. “Assim que os municípios estiverem com sua equipe técnica formada, já entregamos os kits. Faremos com que eles conheçam experiências exitosas para, assim, capacitar e treinar esses técnicos”, finaliza Jonas Alves, informando que as capacitações têm início a partir da próxima semana.

O prefeito José Raimundo Lopes lembra que a perfuração de oito poços em localidades rurais de Oeiras vai fortalecer a agricultura irrigada no município. “As comunidades contempladas com a perfuração de poços tubulares terão um incremento na produção agrícola. Todas as famílias de agricultores rurais terão condições de produzir com plenitude através da agricultura irrigada”, avalia Zé Raimundo.

Os poços serão perfurados na Chapada do Fio, Assentamento Marreiros, Vale do Tranqueira, Faveira do Horácio e Machado, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Oeiras e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *